Conceitos Básicos da Multimédia

Olá caros súbditos!


Hoje vamos falar sobre a Multimédia!


Conceito de Multimédia:

     Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. 


     O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.A comunicação multimédia facilita a compreensão e a aprendizagem, já que é bastante parecida com a comunicação humana directa (cara a cara). Numa conversa, observamos o interlocutor (o que seria equivalente a um vídeo) ouvimo-lo (áudio) enquanto acompanhamos as suas palavras com gestos e movimentos corporais (animações).

     Uma apresentação ou emissão multimédia pode realizar-se em directo ou ser gravada. A difusão dos conteúdos, por outro lado, pode executar-se através da Internet, projectar-se num ecrã (ou num projector) ou desenvolver-se em palco.

     Um curso de inglês à distância é um exemplo de informação multimédia. Online ou através de um CD-ROM ou DVD-ROM, o estudante pode visionar vídeos para se familiarizar com o idioma, escutar áudios para aprender a pronunciação, participar em jogos interactivos com animações e ler textos com explicações sobre a gramática e a ortografia.




Tipos de "Media"

Quanto à sua natureza espácio-temporal, os media podem ser considerados como sendo estáticos ou dinâmicos. Os estáticos representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo, tal como as imagens e o texto


As imagens bitmap não são conteúdos corrigíveis, pois o modo como se representam não contém informação estrutural. Isto significa que a representação bitmap não descreve a imagem recorrendo a modelos matemáticos, mas apenas em termos de cor e brilho dos vários pixeis que constituem a imagem. As imagens podem ser resultado de um processo de captura do mundo real ou podem ser geradas inteiramente por computador.




  • O texto é o meio adequado para transmitir informação essencial de um modo preciso e é também uma das formas principais da comunicação assíncrona, ou desfasada no tempo como, por exemplo, os livros, os jornais, as revistas, as mensagens de SMS e o correio electrónico.







Enquanto que os 
dinâmicos referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.

  • O áudio é um tipo de media que difere na sua natureza de todos os tipos de media que foram considerados até agora, já que é o único que estimula o sentido da audição, ao passo que todos os outros tiram partido do sentido da visão.




  • O vídeo, seja sob a forma analógica ou digital, é uma representação electrónica de uma sequência de imagens. As imagens que constituem a sequência de vídeo designam-se por fotogramas ou tramas (Frames). O intervalo de tempo que decorre entre a apresentação de duas tramas sucessivas é constante. Por consequência, o número de tramas que são apresentadas por segundo, ou frame rate, não varia.




  • Actualmente, há a tendência para associar o conceito "animação" ao cinema de animação ou aos desenhos animados. Contudo, a animação não se resume simplesmente a atribuir movimento a personagens desenhados. De facto, a animação começou por ser um media exclusivamente destinado ao entretenimento, mas foi crescendo até se tornar numa das formas mais eficazes e expressivas para comunicar uma ideia.





  • Quanto à sua origem, podemos classificar os media como sendo capturados ou sintetizados. Os capturados são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia. Enquanto que os sintetizados são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto e a animação.


Tipos de divulgação

     Quanto ao modo de divulgação podemos encontrar dois tipos: a divulgação online e a divulgação offline:

  • Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW (World Wide Web). 






  • A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD. 































Comentários

Postagens mais visitadas